KUNDALINI YOGA

KUNDALINI YOGA

Kundalini Yoga não é filosofia, religião, ritual ou forma de ginástica. É uma tecnologia que desperta a consciência. Yoga é UNIÃO. União do corpo, da mente e espírito. É a união da consciência finita humana à consciência Universal.

Kundalini Yoga

O que é Kundalini? É seu potencial criativo. É a força da alma consciente ou consciência divina que trás equilíbrio à pessoa. Seu espírito se eleva favorecendo a união da consciência individual com a universal. Kundalini Yoga é uma prática milenar que combina técnicas respiratórias (pranayamas) com movimentos, posturas físicas (ásanas), sons repetitivos (mantras), posturas das mãos (mudras), relaxamento e meditação. A prática da Kundalini Yoga atua diretamente sobre a energia total e este fluxo de energia tem uma única direção: ou você o controla ou ele controla você; ou você está acima da energia e a dirige, ou você fica por baixo e ela o dirige. Equilibra o sistema glandular, fortalece o sistema nervoso, trabalha todos os sistemas do corpo (respiratório, imunológico, digestivo, circulatório, etc.) e proporciona ao seu praticante a capacidade de controlar a energia de sua mente e emoções. Trata-se de uma técnica que lhe permite equilibrar sua existência.

Cada sistema compõe um aspecto de nosso corpo, integrado a um aspecto da estrutura da psique, ou seja, há uma relação entre a expressão psíquica e física do sistema. Cada um desses sistemas é alimentado energeticamente por um canal de energia (um Nadi), que por sua vez é alimentado por uma glândula que armazena e distribui as informações de forma cíclica. Quando se faz os vários movimentos dos exercícios mente-corpo (asanas), em conjunto com as técnicas de respiração (pranayamas), influenciamos a bioquímica do cérebro, estimulamos a função cognitiva e conseguimos um estado de humor estável e positivo. Através de cânticos que são sons repetitivos (mantras) revigoramos as glândulas endócrinas, assim como o cérebro, através de uma simples vibração. Além disso, esses exercícios empregam e combinam um cuidadoso método de posicionamento das mãos e dedos (mudras). Certos movimentos das mãos e dedos parecem ajudar o cérebro a “padronizar” a coordenação física tendo um efeito sobre a função cognitiva. Segundo os mestres do Yoga, cada área da mão reflete ou ajuda a controlar uma área específica do cérebro.

A Meditação é uma poderosa ferramenta científica desenvolvida há milhares de anos pelos iogues para despertar Deus (Consciência Superior) dentro de nós. Deus já existe dentro de cada um de nós e, portanto meditação não é para encontrar Deus, mas tornar-se atento e consciente de Deus. Outra maneira de falar sobre isto é dizer que, através da meditação, nós somos tirados da dualidade e levados para uma realidade Infinita. A meditação tem demonstrado retardar o processo de envelhecimento além de aumentar não só o tempo de vida como também a extensão da saúde. Finalmente, através da Kundalini Yoga você vem a entender a sua existência no relacionamento com o Universo e compreende o que você já é; isto o conduz à experiência prática da Infinitude. Você pode, então, irradiar criatividade em todos os aspectos de sua vida diária.

Breve histórico

Yoga tem suas origens na experiência humana.
Começou desde o momento em que o homem descobriu uma forma de viver consciente. Prática exercida muito antes da história escrita, abertamente ensinada e integrada à vida diária, não havendo nenhum segredo, mantras privados nem personalidade a quem dar reverência.
Havia somente homens sábios por sua humildade, retidão e efetividade. Nesta época, de grande conhecimento eram praticadas três formas de yoga: Kundalini Yoga, Laya Yoga e Tantra Yoga.
Todas as modalidades de Yoga se dirigiam à regulação e estimulação da energia no homem, considerada a essência preciosa da consciência. Com o passar dos tempos, técnicas de Yoga se dividiram segundo as diferentes necessidades de suas personalidades, e os indivíduos escolheram enfatizar e praticar componentes separados do sistema yóguico total. Esta divisão levou ao reconhecimento de 27 escolas de Yoga.
Quando as práticas originais de Kundalini, Laya e Tantra Yoga sofreram suas divisões, havia poucos conhecedores do assunto, o que fez com que tais sistemas fossem guardados em segredo e isolados para proteção dos ensinamentos.

Guru Nanak, Fundador do Sikhismo e um Mestre yogui, há mais ou menos 600 anos, juntamente com outros mestres redescobriu a antiga ciência da Kundalini Yoga, reintegrando os antigos ensinamentos à vida diária e adotando-a como forma de vida. Para ele, a prática do Yoga consistia em meditar em Deus e em conservar o desapego e a objetividade em meio às atividades diárias, na tentativa de colocar o ideal da unidade em ação em todos os pensamentos, palavras e realizações.

Yogi Bhajan, Mestre de Kundalini Yoga desde os 16 anos de idade, Mahan Tântrico e Líder Espiritual do Sikh Dharma no Ocidente aprendeu e dominou as técnicas de Kundalini Yoga, ensinando-as abertamente de uma forma compatível com o ritmo de vida do Ocidente. Com ele, o conceito da energia Kundalini foi redescoberto. Passou a ensinar a prática e fundou a organização do 3HO,Health (Saudável), Happy (Feliz) and Holly (Santo) Organization, sendo seu diretor espiritual até os dias de hoje. Viajando extensivamente nos anos 70 e 80, Yogi Bhajan empenhou-se em campanha vigorosa incansavelmente para instruir, elevar e iluminar a todos que encontrasse.

Sua mensagem básica era, “É o seu direito de nascimento ser feliz, saudável, e santo”.

Ao se tornar Mahan Tantrico (único Mestre de Tantra Yoga Branco vivo) em 1971, ele conduziu workshops em cidades no mundo inteiro. Em 1987 transformou estes workshops em vídeos, chamando-os de Cursos “Renovar para tornar-se Novo”, que continuam sendo dados no mundo inteiro.

Verdadeiro ao seu compromisso inicial, “Eu não vim para reunir alunos, mas para treinar professores”.

Seu Lema: “Se você não consegue ver Deus em tudo, não consegue ver Deus de forma alguma”.

Seu Credo: “Não é a vida que importa, é a coragem que você traz a ela”.

Seu Desafio aos Alunos: “Não me amem, amem os meus ensinamentos. Tornem-se dez vezes melhores do que eu”.

Quando estava para deixar a sua forma física, Yogi Bhajan pediu aos seus alunos e aqueles que o conheciam que celebrassem sua Volta ao Lar. A luz da sua essência espiritual continua a abençoar todos aqueles que ele amou e isso é toda a raça humana.

Harbhajan Singh Khalsa Yogiji,( 1929-2004) conhecido como Yogi Bhajan para centenas de milhares de adeptos pelo mundo inteiro, deixou seu corpo físico às 21h00min. (horário local) no dia 6 de Outubro de 2004. Sua passagem teve lugar no seu lar em Española, Novo México, rodeado pela família e amigos. A causa da morte foi complicação devido à falha cardíaca. Tinha 75 anos. Foi o primeiro a ensinar Kundalini Yoga publicamente quando chegou ao Oeste em 1968, sem nenhum segredo e sem nenhum culto a personalidades.

Instrutora

Membro da Associação Internacional dos Professores de Kundalini Yoga (IKYTA) – www.kundaliniyoga.com

Formada pelo Kundalini Research Institute – KRI, instituição internacional responsável em manter a pureza, integridade e qualidade dos ensinamentos de Yogi Bhajan, através da supervisão de seus instrutores.

Outros:

  • Yoga Terapia Hormonal; Numerologia Tântrica;
  • Reiki I e Reiki II Usui Shiki Ryoho;
  • Curso de Fisiologia Chinesa e Práticas Energéticas (Juracy Cançado);
  • Psicologia pela UNIP; Especialização em Psicomotricidade e Pós – Graduada em Psicologia Junguiana e Psicossomática

Links

Blog – http://yogadaconsciencia.wordpress.com
3HO – http://www.3ho.org
IKYTA – International Kundalini Yoga Teachers Association – http://www.kundaliniyoga.com
KRI – Kundalini Research Institute – http://www.kriteachings.org
Yogi Bhajan – http://www.yogibhajan.com

Entre em contato para agendar uma aula experimental!

 

Vídeos

O que é Kundalini Yoga?
Quais são os benefícios do Kundalini Yoga?

Nossos horários

kundalini yoga 2ª segunda 3ª terça 4ª feira 5ª quinta 6ª sexta sábado
manhã 07:15 - 08:45 07:15 - 08:45
09:00 - 10:30 09:00 - 10:30
tarde 17:15 - 18:45 17:15 - 18:45 17:15 - 18:45
noite 19:45 - 21:15 19:45 - 21:15

Para ver os horários das demais modalidades clique aqui.