Pilates

PILATES

É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo ativando vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, concentrando na estabilização e fortalecimento do centro do corpo (“core”).

O que é Pilates

Pilates é um sistema de exercícios desenvolvido por volta de 1920 por Joseph Pilates. Ele chamou seu método de “contrologia”, ou arte de movimentos controlados, enfatizando três aspectos importantes: força(*), flexibilidade e consciência.
É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo ativando vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, concentrando na estabilização e fortalecimento do centro do corpo (“core”). O core consiste nos músculos do abdômen, parte inferior das costas e quadril, comumente chamada de centro de força (“powerhouse”), sendo peça chave para manter a estabilidade do corpo.
Os exercícios podem ser feitos no solo ou em aparelhos desenvolvidos especialmente por Joseph Pilates, que usam polias, molas e o peso do próprio corpo nas máquinas. Eles podem ser modificados e receberem variações que atendam desde os níveis mais fáceis até os mais difíceis. Ao longo do tempo, aumenta-se a intensidade conforme o corpo vai se adaptando aos exercícios. Isso faz com que o treino seja seguro e estimulante para uma pessoa em qualquer nível.

(*) Como o Pilates trabalha a força

O Pilates trabalha a musculatura profunda do abdômen e das costas, estabilizando o centro e as cinturas pélvica e escapular. Essa musculatura fortalecida trabalha em conjunto com os músculos mais superficiais para estabilizar a coluna e restaurar sua curvatura natural. Com o tronco estabilizado, diminui-se a pressão sobre as costas e corpo é capaz de se mover livremente e de forma mais eficiente, melhorando e prevenindo dores e lesões.

Princípios do Pilates

O Pilates possui seis princípios fundamentais que estão presentes em todos os exercícios: centro (foco no core), movimento fluido, respiração, precisão, controle e concentração. Seguindo esses princípios, o Pilates prioriza a qualidade do movimento ao invés da quantidade de repetições. Cada exercício deve ser feito com bastante concentração, precisão e controle do movimento, o que traz resultados significativos em pouco tempo.

Benefícios

  • Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros;
  • Melhorar a postura;
  • Estabilizar e fortalecer o centro;
  • Reeducar o movimento e postura corporal, prevenindo e aliviando tensões e dores;
  • Tonificar a musculatura profunda do abdômen;
  • Ganhar consciência corporal e mental;
  • Aliviar tensões e dores nas costas;
  • Prevenir e recuperar lesões;
  • Fortalecer a coluna e deixá-la flexível;
  • Lubrificar as articulações, ganhando amplitude de movimento;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Aumentar a coordenação e o equilíbrio;
  • Corrigir sobrecargas em alguns grupos musculares, o que pode levar a lesões, e alinhá-los;
  • Melhorar a mobilidade e a agilidade;
  • Melhorar o condicionamento físico geral.

Mesmo nas aulas em grupo, nossa equipe é composta por fisioterapeutas especializadas em ministrar aulas de Pilates personalizadas para as necessidades de cada um.

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Vídeos

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