Tai Chi Chuan

TAI CHI CHUAN

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa que serve para o desenvolvimento interno e externo, já foi muito usado em combates no passado. “tai chi” significa estado supremo ou de total união com o universo. E “tai chi chuan” é a arte marcial desse estado supremo.

Tai Chi Chuan


TAI CHI = estado supremo de integração com a Natureza CHUAN = punho

Tai chi chuan é um patrimônio da cultura milenar chinesa, é a essência da arte marcial. É um ótimo exercício para a saúde e, traz como benefício não somente a prevenção de doenças, mas também a cura de doenças existentes. O treinamento regular fortalece o organismo, harmoniza os órgãos internos, melhora o funcionamento do cérebro, rejuvenesce e, como consequência natural, promove a longevidade.

Alguns benefícios

Atualmente o tai chi chuan é muito difundido no mundo pelos seus benefícios para a saúde. Ele é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças Yin e Yang). Com o conhecimento de como exercitar-se corretamente e com determinação a disciplinar-se consistentemente, adquirimos a saúde natural.

O treinamento costuma suar o corpo, eliminando as impurezas e purificando-o. Os movimentos de tai chi chuan também fazem com que os órgãos do corpo funcionem melhor, e ajudam a tonificar os músculos e a lubrificar as articulações. Além disso há uma constante exercitação da mente, uma vez que é preciso pensar antecipadamente nos passos e movimentos a serem executados.

Alguns aspectos desenvolvidos pelo tai chi chuan

Saúde física: o treinamento regular ajuda os praticantes a atingirem um relaxamento natural do corpo, beneficiando músculos, articulações e tendões, além de melhorar a circulação de energia no corpo auxiliando no bom funcionamento dos órgãos.
Saúde mental: o aspecto meditativo dessa arte auxilia a manter o foco, a calma e tranquilidade, o controle e a aliviar o stress. O estado mental tranquilo também auxilia na prevenção e cura de doenças.
Arte Marcial / Defesa Pessoal: o entendimento da arte do tai chi chuan ajuda a desenvolver respostas marciais a estímulos externos, resultado de um treinamento que procura desenvolver a flexibilidade que vai além da física e muscular, mas sim como uma capacidade de se adequar, aceitar e se misturar com um ataque ao invés de contra atacá-lo com uma força oposta. A compreensão e uso do tai chi chuan como arte marcial é bastante desafiadora e exige muito treinamento.
O tai chi chuan integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. O corpo se move como um todo de forma harmoniosa. A mente (Yi) é usada para dirigir a energia (Chi) e movimentar os membros do corpo. A movimentação e o trabalho correto dos músculos, tendões e articulações resultam na tonificação e fortalecimento dos mesmos, na melhoria da circulação do sangue e da energia, e consequentemente no bom funcionamento dos órgãos do corpo.

“Treinamento do tai chi chuan, deverá ser por um longo período para que possa prevenir as doenças e garantir a boa saúde!”

Alguns benefícios da prática regular do tai chi chuan

Torna a pessoa menos ansiosa, mais equilibrada, mais calma e mais concentrada
Aumenta a vitalidade, energia e disposição;
Fortalece o sistema nervoso;
Equilibra os sistemas do corpo;
Fortalece o sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
Melhora o equilíbrio: um dos melhores exercícios para ajudar no equilíbrio e de maior sucesso na redução de quedas. Os movimentos lentos e suaves dessa atividade propiciam a restauração do senso de equilíbrio, que se torna menos eficiente com o passar dos anos, além de relaxar e tonificar os músculos.
Aumenta a força, resistência muscular e flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo;
Melhora a circulação;
Ajuda na lubrificação das articulações;
Ajuda a baixar e a regularizar a pressão sanguínea e o colesterol;
Melhora a postura, coordenação motora e consciência corporal.

Tai chi chuan na KR Dojo Academia

Existem vários estilos de tai chi chuan. O estilo praticado na KR Dojo Academia é o estilo Yau-Man, fundado há mais de 400 anos. O estilo Yau-Man de WuShu (Kung Fu) tem sua história ligada ao grupo conhecido na China como Gai Bang (andarilho ou mendigo).

O tai chi chuan Yau-Man foi desenvolvido pelo representante mundial desse estilo, o Grão-Mestre Yip Fu Kwan ao longo de dez anos, e é a soma da arte marcial do estilo Yau-Man com o tai chi chuan tradicional. O tai chi chuan Yau-Man contempla o princípio de Yin-Yang, alterna seus movimentos entre força e suavidade e promove a harmonização das energias Yin e Yang. Apesar do intenso movimento corporal, diferentemente de outras atividades físicas, o praticante não se cansa ao treinar, mas sente sua energia revigorar.

Para saber mais sobre o estilo Yau-Man e o Grão Mestre Yip Fu Kwan veja o vídeo abaixo e acesse o site www.yau-man.com.br

Instrutor

Raphael Lafemina iniciou seus estudos dentro das artes marciais aos 6 anos de idade e é discípulo direto do Grão-Mestre Yip Fu Kwan, representante da 5a Geração no ensino e desenvolvimento do Estilo Yau-Man de WuShu (leia mais sobre o Grão-Mestre Yip)
Raphael estudou Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura na CEAME (Centro de Estudos Avançados de Medicina Tradicional Chinesa e Ervas Naturais do Brasil). Participou também de diversos seminários internacionais de TchiKung (Qi Qong).
Recebeu com honra e gratidão a permissão de seu Mestre Yip Fu Kwan para ensinar o tai chi chuan / TchiKung do Estilo Yau-Man. Desde então vem transmitindo de forma leal e dedicada os ensinamentos desse estilo.

Vídeos

Tai-Chi-Chuan Espada do Estilo Yau-Man

Nossos horários

tai chi chuan 2ª segunda 3ª terça 4ª feira 5ª quinta 6ª sexta sábado
manhã 10:00 - 11:30 10:00 - 11:30 08:30 - 09:45
noite 20:00 - 21:15 20:00 - 21:15

Para ver os horários das demais modalidades clique aqui.

Confira os vídeos da área restrita